E na hora de comprar um imóvel, o que devo avaliar?

Comprar um imóvel exige muita responsabilidade, pesquisa, dedicação, porque afinal, estamos falando da realização de um grande sonho, onde muitas pessoas passam anos planejando, poupando, pesquisando.

Não é incomum surgirem muitas perguntas durante a etapa de decisão, e quanto mais você pesquisa, mais você percebe que não sabe tudo e dúvidas serão recorrentes! Mas não precisa se preocupar, é natural que isso aconteça, e estamos aqui para te explicar tudo que você precisa saber desde o começo.

Listamos alguns passos básico que você deve seguir, confira:

Conheça o seu orçamento

Você já calculou quanto irá investir neste imóvel e qual será a sua renda disponível? Temos certeza que já, mas algumas dicas são válidas, não é mesmo?

Boa parte das transações imobiliárias são feitas utilizando financiamento, se este for o seu caso você deverá fazer uma simulação com o banco de sua preferência. Boa parte dos bancos brasileiros disponibilizam de uma função chamada simulador financeiro. Você deverá preencher algumas informações como por exemplo: onde você reside, sua data de nascimento e sua renda bruta, para que o banco revele então, quanto você possui disponível de crédito. As instituições fazem o cálculo baseado em uma máxima de 30% do valor de sua renda, sendo que o financiamento não pode ultrapassar esta taxa. Mas você poderá ter uma boa noção de valores que vão lhe ajudar a se preparar.

Saiba o tipo de imóvel que pretende comprar

Casa, apartamento, geminado… Opções não faltam, não é mesmo? Precisa de algo pronto, na planta, um lançamento ou apenas de um terreno para seu projeto de construção? Vamos aproveitar para indicar esse artigo com as diferenças entre imóveis prontos e na planta.

Adivinhe só, até a etapa de compras exige planejamento!

Uma dica extra! Não vá se apaixonando logo de cara, escolher apenas um imóvel e criar muitas expectativas sobre ele pode acabar te decepcionando e te privando de conhecer outras opções melhores. É muito importante que esta decisão seja tomada depois de muitas pesquisas e certezas.

Por isso, selecione vários imóveis e faça comparativos, você vai acabar percebendo que um sempre tem uma coisinha que falta no outro! Tenha em mente que você não conhece um imóvel de verdade até visitá-lo, para isso, também recomendamos que selecione em localidades diferentes, para que tenha diferentes perfis de bairros e vizinhanças. Aos poucos você vai escolhendo suas prioridades, mas o importante e indispensável é comparar!

Clique aqui e conheça as nossas opções de imóveis!

Visite o imóvel

Depois de escolher os imóveis de sua preferência em nosso site, recomendamos que visite-os!
Caso você faça várias pesquisas na internet, recomendamos fortemente que verifique a fidelidade do imóvel, tanto quanto a de quem o anuncia, propagandas enganosas dizem muito sobre o tipo de pessoa com quem você estará negociando. Peça sempre o memorial descritivo do imóvel, nele você encontrará todas as informações mais minuciosas sobre o imóvel, tipos de portas, janelas, pisos, paredes, revestimentos e assim, já detecta qualquer falha e conhece um pouco mais sobre o imóvel.

Aproveite este momento para considerar planos futuros, talvez você já os tenha, talvez não. Mas não vá recusando vagas de garagem para garantir um menor preço apenas porque não possui um carro agora. Ou então escolhendo imóveis com poucos e pequenos cômodos. Tudo bem se decidir não escolher uma vaga de garagem, apenas pense sobre antes para ter certeza de que não irá se arrepender depois.

Algumas dicas extras de uma imobiliária experiente e que gosta de ver seus clientes contentes e decididos:

  • Visite o imóvel em diferentes turnos. Ela é calma pela manhã? Tem choro de criança pela tarde? Comércios barulhentos pela noite?
  • Explore o seu futuro novo bairro. Saiba como são os vizinhos, quais serviços e comércios você terá perto de você.

Não esqueça da sua segurança

Investir em imóvel não é barato, nós sabemos disso, e na maioria dos casos, é uma decisão de uma vida, ou de no mínimo, muitos anos. Por isso, você precisa pensar na sua segurança. Ter um profissional ao seu lado significa auxilio, cautela e operações e documentações deliberadas pela lei durante toda a transação. Neste artigo, falamos da importância de exigir o CRECI, e queremos reforçar aqui que é um direto seu!

Esperamos que as dicas ajudem você neste momento importante de decisão, e é claro, conte conosco para essa conquista!

Deixe uma resposta