Valorize seu imóvel com 5 pequenos reparos em casa durante a quarentena

O período de isolamento social, forçado pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), tem feito pessoas em todo o mundo ficarem reclusas em suas casas. Sair, só se for para realizações de tarefas mais urgentes. Independentemente disso, o momento é propício para realizar uma atividade por vezes postergada: a de fazer pequenos reparos em casa, seja você proprietário ou inquilino do imóvel onde reside.

Por muitas vezes, na correria diária, deixamos para depois esse tipo de tarefa em casa. Pode falar, você, pelo menos uma vez, separou um final de semana para ela, certo? Só que esse dia nunca chegou e os reparos foram se acumulando. Agora, com mais tempo em casa, alguns detalhes podem incomodar mais do que antes. Que tal usar aquele tempo que você passava no trânsito para arrumar o seu imóvel? Veja abaixo as 5 dicas que nós da Yes ABC Imóveis preparamos para você!

1. Pintura

Não tem jeito, a primeira impressão que se tem de um imóvel, é em relação à pintura das paredes. É ela que traz a sensação de conforto, principalmente em um ambiente limpo. Infelizmente, é algo que precisa ser feito com uma certa frequência, pois a rotina acaba danificando o trabalho e deixando sujeiras, que vão se acumulando em diferentes pontos.

Com um tempo mais livre, talvez agora seja um bom momento para aprender a pintar, ou mesmo supervisionar o trabalho de um pintor em sua casa. Mas se você nunca pintou uma parede, comece devagar. Aí vão algumas dicas básicas:

  • Não pinte paredes desniveladas;
  • Não misture cores no galão;
  • E não passe uma mão de tinta mais clara onde tem uma tinta de tonalidade escura;

Ficou curioso e quer acrescentar essa habilidade no seu período de distanciamento social? Clique aqui para aprender a pintar uma parede. Aproveite a oportunidade para tampar os furos que fazemos para os quadros e que acabamos não usando mais.

Texto alt: Homem pinta a parede e realiza pequeno reparo em casa
A pintura da casa pode ser um momento de distração em distanciamento social (Foto: Laura Shawn/Pixabay)

2. Rejuntes

Um dos pequenos reparos em casa que podem ser feitos facilmente é a pintura dos rejuntes. Sim, rejuntar é mais fácil do que parece!

Os rejuntes degradam facilmente com o uso e acumulam sujeira, mofo (principalmente nos banheiros) e gordura (no caso da cozinha).

Talvez uma boa limpeza, com materiais próprios, resolva. Se não for esse o caso, a tinta de rejunte é barata e é de fácil aplicação, dispensando a contratação de um pintor.

Alô, inquilino! O rejunte pode ser um dos motivos de reprovação da sua vistoria de saída, viu? Atenção a manutenção ao longo da locação.

3. Revisão hidráulica

Poucas coisas incomodam mais em um imóvel do que uma torneira pingando. Se isso acontece no seu imóvel, saiba que a solução é prática e ainda ajuda o planeta!

Tudo o que você vai precisar é de uma fita veda-rosca ou um vedante, uma borrachinha para ficar dentro da torneira, e um alicate. Chega de torneira pingando, de desperdício e daquele barulho dos respingos de levando à loucura.

Ainda está em dúvida como fazer esse pequeno reparo em casa? Aqui você encontra um guia completo para fazer essa troca sem depender de ninguém.

pequenos reparos em casa na parte hidráulica
Lembre de fechar o registro antes de fazer reparos hidráulicos (Foto: Lisen Kaci/Pixabay)

4. Portas e maçanetas

Imagine a situação: você vai vender seu imóvel e o corretor, ao abrir a porta para apresentá-lo ao potencial cliente, vê a maçaneta soltar. É uma situação desagradável, mas que pode ser evitada tranquilamente. Se não está querendo vender, imagine passar essa situação com os amigos que forem te visitar depois da pandemia do coronavírus?

Então, mãos à obra!

O primeiro passo é identificar se a maçaneta está quebrada ou se um parafuso está solto ou frouxo. O mais indicado no primeiro caso é trocar todo o conjunto e seguir as instruções do manual de instalação da que você adquirir. Já se for o caso do algo solto, é só usar a chave de fenda e apertar o suficiente, mas tome cuidado para não prender demais e quebrar o parafuso.

Assim, aproveite o tempo com a porta e também trabalhe nas dobradiças, se estiverem rangendo. Isso pode ocorrer em função de sujeiras, ferrugem ou mesmo lubrificação. Afinal, o lubrificante de portas é barato e pode resolver o problema facilmente!

5. Ralos

Por fim, uma dica de pequenos reparos em casa que, provavelmente, é a mais comum de acontecer: o entupimento de ralos, seja do banheiro, da varanda ou da pia da cozinha.

E os motivos são diversos: comida, fios de cabelo, lixo, objetos pessoais, gordura… Tudo pode ir pelo ralo, literalmente.

Por isso, para você fazer a desobstrução de ralos existe aquela velha história de jogar água quente. Se não funcionou, há algumas misturas com bicarbonato de sócio e vinagre. E se mesmo assim não der certo, para desobstruir um ralo, tente retirar o tubo e, ao recolocá-lo, lembre-se do veda rosca.

Mais dicas sobre pequenos reparos em casa

Conte para a gente nos comentários se gostou das dicas que deixamos para pequenos reparos em casa. Assim podemos preparar mais conteúdos como esse!

Essa e outras dicas estão tanto em nosso blog, como em nossas redes sociais. Continue acompanhando as novidades de imóveis da região do ABC no Facebook, Instagram e YouTube

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: